Motivação e preparação para o Dia D!

“Bom, nem sempre na nossa vida o dinheiro que conseguimos nos traz a felicidade que necessitamos”.
Depois de mais uma alta temporada em Balneário Camboriú onde eu morava e trabalhava com vendas há sete anos, a infelicidade de estar trabalhando em algo que era cansativo mentalmente apesar de ganhar muito bem, estava aumentando. Eu já não aguentava mais. Eram 8, 10, 12 horas de trabalho todos os dias, cada dia com um estresse diferente, a cada dia eu pedindo para o tempo passar mais rápido, e não me dava conta de que pedia para a minha morte chegar mais rápido também!

E bom, eu sempre tive essa vontade de viajar, sair e conhecer o mundo. Sempre tive essa visão de que a vida só é vivida quando a gente vivencia e conhece o mundo… e, parece que as coisas acontecem por que tem que acontecer.
Em janeiro eu comprei o fusca sem intenção alguma de viajar a América do Sul com ele. Comprei apenas para aproveitar melhor as minhas folgas, ir a uma praia mais distante com o Shurastey, ver rios e cachoeiras, só pra dar um rolê mesmo. Então, em fevereiro eu pedi demissão do meu trabalho, após alguns problemas fora desse ambiente, que agravaram o meu estresse dentro da loja, após eu estar cansado e estressado, decidi dar um tempo e pensar no que eu realmente queria fazer da minha vida, já que o dinheiro que eu estava ganhando trabalhando como vendedor não me fazia feliz!
Depois de sair do trabalho fiquei só matutando o eu faria da vida, e todos os dias, no final do deles, essa vontade de viajar vinha com mais e mais força, porém, eu sempre me prendia ao fato de não ter dinheiro para conhecer o mundo, sempre pensava nos problemas que poderiam acontecer numa viagem assim, ficava na negatividade que nos rodeia desse mundo caótico que a gente vive. Então viajar para mim era quase impossível, pois não tinha dinheiro, não tinha cartão de crédito, não tinha carro novo e tinha uma vida de trabalho e muitas conquistas nesses últimos sete anos que eu não podia simplesmente abrir mão…

A inspiração, e o dia 23 de março!
Nesse mês que se passou após pedir demissão, vi um post de um cara que tinha feito uma viagem de fusca de São Paulo/Brasil a Santiago/Chile. Li e achei muito bacana. Isso me deu a ideia de talvez viajar de fusca por aí. Esse post estava compartilhado de um grupo no facebook chamado Mochileiros , pedi para participar e lembro o dia que me dei conta que já tinham me aceitado no grupo, por que eu estava lendo um texto de um mochileiro que tinha viajado de carona por todo sul da Argentina, e depois desse relato eu já estava lendo outro e outro e li uns dez naquele mesmo dia. Quando me dei conta já era uma da manhã e aqueles relatos tinham me motivado tanto, mas tanto, que eu simplesmente esqueci de pensar nos problemas e comecei a imaginar eu contanto aquelas histórias e motivando outras pessoas!
Resolvi então escrever um post no grupo, e isso aconteceu na madrugada do dia 24 de março, contei o que eu estava pensando em fazer e pedi algumas dicas… e, então, aconteceu algo que nunca tinha acontecido na minha vida eu recebi tantas mensagens, tantos comentários no post, e todas elas positivas, encorajando, me apoiando, isso foi ainda mais motivador para que eu pudesse sair para minha primeira “trip” pobre. Hahahahahaha.
No dia seguinte eu já havia decidido, “eu vou viajar de fusca com o meu cachorro”. Fui a uma casa de camping onde comprei barraca, corda, fogareiro e mais alguns equipamentos que eu só iria usar se fosse realmente fazer a viagem. No mesmo dia, anunciei minha moto, tv, vídeo game (doeu vender meu Xbox) e tudo o que eu tinha na Olx, pois, precisava de dinheiro pra começar essa “loucura”, como todos me diziam.
Mas eu, estava decidido, determinado e não conseguia ver nada a não ser viajar de fusca com o Shurastey por toda a América do Sul. Não consegui enxergar mais nada a não ser a minha felicidade em fazer novos amigos, em conhecer um lugar novo por dia, em estar livre de horários, não pensava mais nos problemas que poderiam acontecer, pensava somente na felicidade que eu iria sentir!

tg

Nas semanas seguintes eu não tinha nem definido rota, e o pessoal me alertando que na Argentina postos de gasolina são raros, distantes um do outro, entre 200 e até 300 quilômetros, e isso me deixou meio preocupado… e, mais uma vez, com a ajuda de uma publicação dos mochileiros, conheci um site chamado TripLine foi lá que tracei o meu roteiro. E como eu fiz isso? Tracei cidades a cada 250 ou 300 quilômetros no máximo de distância uma da outra, ou seja, gasolina não iria faltar, e o que fazer nessas cidades eu só iria descobrir quando chegasse.
Sim, não planejei nada! Não sabia falar espanhol, não fiz cartão de crédito, fiz a documentação do Shurastey (o cachorro) dois dias antes de sair para viajar. Não fiz revisão no fusca, troquei o óleo, e algumas coisinhas apenas, não tinha sequer comunicado a minha família até o dia 19 de abril. Ah! Pra constar, a única coisa que eu ouvi deles foi “Vá com Deus!”. E como não havia planejado nada, eu já sabia que iria passar algumas dificuldades, sabia dos riscos, imaginava que o fusca sendo velho ia dar problema, sabia que eu não teria aonde dormir, o que comer e sabia que passaria muito frio. Mas de uma coisa eu tinha certeza, tudo isso eu iria superar e continuar viajando, não importasse o problema eu iria continuar sempre em frente.
Bom, já tendo definida a data para sair, que seria 20 de abril, os dias se passaram e eu estava com certa dificuldade para vender a moto. Isso começou a me preocupar já que estavam me oferecendo um valor muito abaixo do que eu tinha pensado. Mas não era problema, já que de uma forma ou de outra eu iria viajar, nem que tivesse que vender a moto por um real, eu iria!
Perto do dia 20, consegui vender a moto com um valor bacana, logo depois chega a Golden Pet Store querendo me ajudar, só que eu não tinha ideia de como eles poderiam me ajudar já que não havia buscado nenhum tipo de apoio, “eu só queria sair o mais rápido possível”, até que uma pessoa que já me acompanhava na página me deu a ideia de criar adesivos e ir vendendo durante a viagem. Porém que adesivo? Que arte? E foi aí que a Golden Pet Store me ajudou! Eles criaram a arte que usamos hoje. Só que isso já era perto demais do dia 20, e eu tive que adiar a data da partida.
A largada ficou então prevista para o dia 6 de maio, a arte ficou pronta alguns dias antes, e a impressão dos adesivos me lembro bem, foi feita de madrugada para dar tempo. O cara da gráfica ficou doido comigo mas me ajudou muito, e na noite do dia 5 eu peguei os adesivos e estava tudo pronto para começarmos a nossa “trip” pela América do Sul. Com o roteiro dos postos de gasolina na mão, adesivos também, família avisada, dia 6 era o dia, o Dia D!

12 comentários em “Motivação e preparação para o Dia D!”

  1. Puxa …sabe q eu estou me sentindo do mesmo jeito também comprei um fusca aquele q postei lá no grupo e sou vendedor também é todo o dia me pergunto o q eu tô fazendo aqui não me sinto confortável na situação em q me encontro porém sou bem mais velho a vc é sou casado tenho dois filhos e minha esposa não é nem 1% aventureira como eu já fui mais fazer o q quem sabe um dia .mais enquanto isso não acontece comigo vou te acompanhando nas suas aventuras e torcendo por vc meu amigo abraços

    Curtir

  2. Eu adoro vocês! Acompanho vocês desde o início e te acho muito corajoso, Jesse. Te admiro muito por levar isso tudo de forma tão simples e leve. E quanto ao Shura, tenho muito amor por ele 💛. Ele é demais! Boa sorte com as novas aventuras!

    Curtir

  3. Estou apaixonada pela sua história! Tenho um Fusca 76 é uma filha de 9 anos que, como eu, ama viajar e topa minhas loucuras. #mochilãoemochilinha, já com algumas viagens e muitas ideias em construção 🙂

    Curtir

  4. Incrível! Obrigada por tanta inspiração e por nós provar que a vida é mais do que os malditos boletos e acumulação de coisas novas. Amo o Shu! O adesivo já tá no meu Fusca!!! Não desistam nunca. Boa sorte! 🍀💚

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s